PES
pes
Descrição Geral
Domínios
- Educação Alimentar/Atividade Física
- Prevenção ao Consumo de SPA
- Educação Sexual e IST
- Saúde Mental/Violência em Meio Escolar
Principais Atividades
Descrição Geral
Professor Coordenador do PES – Anabela Alves da Silva
Gabinete/espaço de apoio/atendimento ao aluno – Apenas algumas horas por semana.
Objetivos
- Contribuir para uma tomada de consciência da responsabilidade individual a nível da saúde como bem comum.
- Sensibilizar os agentes da comunidade educativa para a necessidade da Educação para a Saúde e da Educação Sexual, fomentando a sua adesão e envolvimento neste projeto.
- Promover uma cultura de respeito e responsabilidade no campo da sexualidade.
- Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação dos conhecimentos disciplinares e não disciplinares.
- Fomentar hábitos de vida saudável.
- Promover a relação Escola - Família, Escola - Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.
- Autoestima
- Higiene
- Primeiros Socorros
- Saúde oral
- Segurança/Prevenção de acidentes
- Aumento de conhecimentos
- Melhoria de competências pessoais e/ou sociais
- Nível de participação/envolvimento
- Taxa de concretização das atividades (N.º atividades programadas/concretizadas)
- Número de trabalhos, com qualidade, dos alunos
- Questionários/Inquéritos/Estudos
- Relatórios
- Trabalhos produzidos pelos alunos
- Testes de avaliação de conhecimentos
- Centro de Saúde de Ourém.
- Juntas de Freguesia.
- Câmara Municipal de Ourém.
- GNR.
- Bombeiros Voluntários de Caxarias.
- Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar
Temas
- Comportamentos alimentares adequados
- Prevenção de doenças de comportamento alimentar; obesidade, anorexia, bulimia…
- Hábitos alimentares, antropometria e indicadores de saúde…
- Inter-relação entre Atividade Física e vida saudável
Metodologias
- Atividades de pesquisa
- Dinâmicas interpares
- Dinâmicas de grupo
- Campanhas/comemorações de eventos
- Atividades educativas ao ar livre
- Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
- Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
- Aplicação de programas com materiais e conteúdos específicos
- Ações de envolvimento das famílias
Atividades
- Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
- Sessões com técnico de saúde.
- Trabalho de Projeto.
- Workshops e sessões de esclarecimento.
- Atividades desportivas ao ar livre.
- Exploração de textos, imagens e filmes.
- Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
- Elaboração de ementas saudáveis.
- Programa "Apetece-me".
- Divulgação de modalidades desportivas.
- Torneios desportivos interturmas e interescolas.
- Passeio Aventura Bicicleta
Prevenção a Consumo de SPA
Temas
Atividades
- Número médio de horas dedicadas exclusivamente à Educação Sexual? (1º e 2º ciclos) – 6
- Número médio de horas dedicadas exclusivamente à Educação Sexual? (3º ciclo) – 12
Temas
- Comportamentos alimentares adequados
- Prevenção de doenças de comportamento alimentar; obesidade, anorexia, bulimia…
- Hábitos alimentares, antropometria e indicadores de saúde…
- Inter-relação entre Atividade Física e vida saudável
- Atividades de pesquisa
- Dinâmicas interpares
- Dinâmicas de grupo
- Campanhas/comemorações de eventos
- Atividades educativas ao ar livre
- Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
- Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
- Aplicação de programas com materiais e conteúdos específicos
- Ações de envolvimento das famílias
Atividades
- Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
- Sessões com técnico de saúde.
- Trabalho de Projeto.
- Workshops e sessões de esclarecimento.
- Atividades desportivas ao ar livre.
- Exploração de textos, imagens e filmes.
- Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
- Elaboração de ementas saudáveis.
- Programa "Apetece-me".
- Divulgação de modalidades desportivas.
- Torneios desportivos interturmas e interescolas.
- Passeio Aventura Bicicleta.
- Número médio de horas dedicadas exclusivamente à Educação Sexual? (1º e 2º ciclos) – 6
- Número médio de horas dedicadas exclusivamente à Educação Sexual? (3º ciclo) – 12
Temas
- Sexualidade e valores
- Afetos e relações interpessoais
- Conhecimento do corpo
- Adolescência e comportamentos de risco
- Atividades de pesquisa
- Formação (ação com duração mínima de 6h)
- Dinâmicas interpares
- Dinâmicas de grupo
- Campanhas/comemorações de eventos
- Atividades educativas ao ar livre
- Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
- Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
- Workshops
- Ações de envolvimento das famílias
- Aplicação de programas com materiais e conteúdos específicos
- Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
- Trabalho de Projeto.
- Workshops e sessões de esclarecimento.
- Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
- Exploração de textos, imagens e filmes.
- Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
- Brainstorming e trabalhos de grupo.
- Dramatizações/Role-playing.
- Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
- Criação de material multimédia..
Saúde Mental/Violência em Meio Escolar
Temas
- Violência na Escola
- CiberBullying
- Cidadania
- Regras da disciplina e comportamento
- Atividades de pesquisa
- Dinâmicas interpares
- Dinâmicas de grupo
- Campanhas/comemorações de eventos
- Atividades educativas ao ar livre
- Exposições de trabalhos/produtos (posters, powerpoints, vídeos, etc.)
- Palestras/debates/sessões de informações – sensibilização
- Ações de envolvimento das famílias
- Programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais e das áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania e Área de Projeto (1.º CEB); Apoio ao Estudo DT (2.º CEB) e Cidadania e Mundo Atual (3.º CEB) .
- Sessões com técnico de saúde.
- Leitura e exploração do livro “À descoberta da vida” e realização e exposição dos trabalhos realizados – 4.º ano.
- Recolha de Sangue pelo Instituto Português do Sangue
- Sessões com agentes do Programa Escola Segura
- Trabalho de Projeto.
- Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
- Exploração de textos, imagens e filmes.
- Elaboração de cartazes e/ou outro material de divulgação.
- Brainstorming e trabalhos de grupo.
- Dramatizações/Role-playing.
- Relatos de situações vividas.
- Exploração pedagógica de textos, filmes e anúncios publicitários.
- Criação de material multimédia.
- Atividades de Carnaval.
- Festival InterEscolas do Agrupamento.
- Marchas populares.
Principais Atividades
![]() |
Jardim de Infância Prevenção de Acidentes |
![]() |
1º Ciclo Ensino Basico Relações Afectivas (Jogo Gostarzinho) - 4º ano Comportamentos abusivos - 3º ano |
![]() |
2º Ciclo Ensino Basico Posturas (URAP)- 5º Ano Afetos - Auto-estima- 6º Ano |
![]() |
3º Ciclo Ensino Basico Dependências - 7º Ano Violência inter-pares- 8º Ano Planemamento Familiar- 9º Ano |
![]() |
Sessão para Pais: Prevenção de Acidentes (Início do 3º periodo) GAA - Gabinete de Apoio ao Aluno |